quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Liderança: Sirvam à mim, minhas façanhas!

Liderança: Sirvam à mim, minhas façanhas!

Gostaria de comentar sobre a atuação da liderança no formato "Sirvam à mim, minhas façanhas!". Que existem vários estilos de liderança, isso já é sabido há muito tempo. Saber qual o seu estilo é um aspecto importante para ter uma boa atuação com a sua equipe.
Resultado de imagem para líder opressor
Porém, há o estilo que aqui denomino "Sirvam à mim, minhas façanhas!", que é aquele líder que quer ter todos os seus subordinados aos seus pés. Mesmo que a pessoa com esse estilo de liderança não reconheça essas características, existem atitudes que são perfeitamente retrato destas.

Por exemplo, quando o líder conduz uma reunião, ele não abre espaço para a sua equipe contribuir, opinar e, inclusive, questionar o que está em pauta.

Outra atitude muito similar, quando o líder vai apresentar o resultado de um projeto que foi desenvolvido pela equipe, somente ele quer falar e, de preferência, nem leva a equipe com ele para não atrapalhar.
Resultado de imagem para líder opressor
Mais uma, quando o líder envia um e-mail unilateral atribuindo uma regra, uma tarefa com um prazo estipulado por ele sem levar em consideração as condições de realização e de entrega por parte da sua equipe - está aí mais uma característica de líder que têm a sua equipe, ou liderados, ou comandados, aos seus pés.

Este estilo de liderança é perigoso pois, na maioria das vezes ele não prepara e não educa a equipe; ele não trás a equipe para os objetivos - ele manda a equipe perseguir os objetivos, que é diferente.

Quando ele trás a equipe, em determinado momento, a equipe pega o ritmo e caminha sozinha em direção aos objetivos, ou seja, ele (o líder) desenvolve uma maturidade na sua equipe.

Quando ele manda a equipe perseguir os objetivos, ele (o líder) sempre vai ter que vigiar os seus liderados e, na primeira oportunidade que ele desviar os olhos, a equipe vai desistir de percorrer os objetivos, pois estavam fazendo algo que estavam sendo "mandados".

Reflita sobre esse estilo e as características da sua liderança.

Eduardo Antônio Böckel

Nenhum comentário:

Postar um comentário