Para que uma organização possa buscar a excelência com sucesso, é essencial que as pessoas que a integram se envolvam e se comprometam com esse ideal.O estímulo a esse envolvimento exige da Direção dessa organização uma série de práticas para convergir esforços e validar e liderar as ações necessárias à busca da excelência do desempenho. A participação pessoal, ativa e continuada da Direção é que proporciona clareza e unidade a tal propósito na organização.
O exercício da liderança pressupõe que a Direção sirva de exemplo para todos, a partir de seu comportamento ético e transpartente, de suas habilidades de planejamento, comunicação e análise. Isso é que estimula as pessoas a buscarem a excelência. A organização voltada para a excelência busca o engajamento de todos os líderes, para que eles possam sensibilizar todos os demais colaboradores da organização.
Partindo do exposto, complemento que excelência não é um estado absoluto mas, uma busca constante. Desta forma, o exercício da liderança sempre deve (e sempre é possível) ser aprimorado para a constante busca da excelência em uma organização.
Finalmente, estou preparando uma palestra sobre o assunto. Em breve disponibilizo.
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário