quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Vantagens da colaboração


           Avaliações são mais efetivas quando são baseadas no relacionamento existente com os empregados, e não apenas em um julgamento formal, aplicado de cima para baixo, realizado uma vez por ano. Os administradores de times esportivos não esperam até que a temporada esteja encerrada para realizarem as suas avaliações. Em vez disso, trabalham com os membros da equipe durante a temporada e com o time como um todo para aprimorar o desempenho da equipe. De maneira similar, em organizações normalmente focadas em seus empregados, as avaliações de desempenho informais e os feedbacks acontecem com frequência.
            Os gerentes discutem as metas da organização de maneira regular e reiterada para produzir um entendimento compartilhado acerca do desempenho exigido pelo cargo para atingi-las. E tentam criar uma atmosfera na qual tanto eles como seus empregados estejam trabalhando conjuntamente em torno de prioridades comuns. Eles também se comunicam com seus funcionários diariamente, elogiando ou aconselhando quando necessário e avaliando seus progressos em direção às metas.
        Quando os gerentes e funcionários possuem abertura nas comunicações e os empregados sentem-se gerenciados de forma razoável e efetiva, o tipo de avaliação que esses últimos recebem raramente os surpreenderá.
            *Este texto foi retirado do livro Administração; Liderança e Colaboração num Mundo Competitivo.

2 comentários:

  1. Muito interessante o exemplo dos administradores de times esportivos, afinal não há como esperar a temporada terminar para pensar em fazer uma avaliação e definir ações de melhoria ou de desenvolvimento.

    Também acredito que os feedbacks devam acontecer com freqüência e, também, com naturalidade e em momento oportuno, ou seja, no momento em se identifica uma oportunidade de melhoria. Deixar para fazer uma avaliação anual é uma prática totalmente descontextualizada e que pode não gerar resultados algum. Por outro lado, se torna somente mais uma tarefa para ser executada.

    Como bem aborda Gina Imperato da revista Você S/A, Muitos dirigentes ainda tratam a avaliação como um evento anual, em vez de realizá-la constantemente. Fazer avaliações anuais é como fazer dieta apenas no dia do seu aniversário e ficar imaginando por que você não emagrece.

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  2. Olá Fabrisa!

    Muito obrigado pelo seu comentário em meu blog. Bem, os seus complementos são muito pertinentes, pois hoje em dia as organizações são encaradas como organismos vivos, dinâmicos, que precisam se adaptar a todo o momento.

    Proporcionar feedback ao final do ano é fazer gestão igual a dirigir um carro olhando pelo retrovisor, sem visão para frente, instantânea.

    Prestar feedback ao final de um longo período, com cronograma, é porque a cultura de feedback ainda não está incorporada.

    Continue participando.

    Abraços,

    Prof Eduardo

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