domingo, 10 de fevereiro de 2013

Auditorias Internas, prá que?

Ter um processo de auditorias internas implementado é uma ferramenta poderosa para o controle e a gestão de qualquer negócio.

Muitas são as falhas que ocorrem nas operações diárias, sejam elas de indústria, sejam elas de serviços. As atividades estão configuradas para não gerarem erros, no entanto, é comum, nas interações que temos nas empresas identificar "coisas que não foram feitas", "coisas que foram esquecidas", "coisas para as quais não tivemos tempo".

A alta direção, incluindo a gerência não tem tempo para se ater a estes detalhes operacionais. Óbvio, por que o seu foco está numa perspectiva estratégica (ou ao menos deveria estar). É neste momento, que surge a importância de ter um processo de auditorias internas rodando para que possam ser identificadas questões de problemas junto à operação para que sejam adequadamente tratadas.


Outro foco importante de um processo de auditorias internas é o da melhoria contínua. Em muitas organizações, as "coisas são feitas assim porque sempre foram assim". Você já deve ter ouvido falar esta frase - ela é muito comum no meio corporativo. A auditoria interna tem um foco de questionar certos hábitos e atividades para analisar e melhorar a forma de fazer.

Bem, vamos a outro ponto: a qualidade do seu sistema de gestão. Outro dia, em uma empresa, estávamos auditando e questionamos quanto ao tratamento de reclamações.... (???) Um vácuo. Onde estão registradas as reclamações dos clientes.... (???) Outro vazio, e assim por diante.... Esta aí a importância de registrar e tratar as reclamações dos clientes - sem o devido tratamento nós jamais vamos conseguir melhorar a qualidade para o nosso cliente. Este é mais um dos motivos pelos quais se faz importante a auditoria interna - jamais, no dia a dia aquelas pessoas teriam estes questionamentos sobre o tratamento da reclamações dos clientes.

Uma vez um ex-diretor, sem saber ao certo do que se tratava um processo de auditoria interna,  questionou-me sobre qual o benefício desta atividade gerencial para a sua empresa. Foi então que lhe questionei: o Sr tem segurança e tranquilidade de que na sua empresa tudo está andando bem conforme deveria? Ele olhou-me e, num gesto com a sua cabeça, disse que não. Não tem segurança e tranquilidade de que as coisas estejam funcionando tão bem quanto deveriam. Pois é, disse-lhe: este é uma das razões pelas quais existe o processo de auditoria interna.

Aproveite a oportunidade que a Evoluir Gestão Empresarial está disponibilizando e capacite a sua turma para iniciar rotinas de auditorias internas - a sua empresa vai ganhar em muito. Pode confiar!!

Inscrições até 14/2.

Eduardo Antônio Böckel
Diretor Executivo - Evoluir Gestão Empresarial
www.evoluirgestaoempresarial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário