Repensar, planejar, controlar e
agir.
Nunca
essas palavras fizeram-se tão importantes no mundo das empresas.
A atual
conjuntura nos impõe uma necessidade profunda, muito mais densa do que você
imagina, de repensar a maneira como estamos fazendo as coisas. As necessidades
e expectativas dos consumidores já não são mais coordenadas pelos seus desejos,
seus gostos e preferências. São influenciadas pelo panorama econômico,
tecnológico, ambiental e vários outros que se combinam e atuam não mais
isoladamente. Portanto, seguir fazendo o que fazíamos e da maneira como fazíamos
já não será suficiente. Você verá!
Planejar metas e ações
assertivas, concretas e voltadas para resultados. Poucas ações, porém, focadas
e certeiras. Temos pouca munição para lutar, pois não podemos desperdiçar tempo
e outros recursos. Os investimentos estão restritos e as receitas enxugadas.
Isso exige de nós uma capacidade e uma dedicação para planejar as quais talvez
jamais tenhamos experimentado até aqui.
Controlar cada atividade e tarefa que fazemos. Conferir e checar cada ação feita e resultado alcançado. Verificar se os gastos estão sendo realizados de uma maneira consciente e necessária. Anotar todos os dados, sem dor. Pois não temos mais a bonança de esbanjar, de ignorar pequenos gastos que, até então, pouco influenciavam, pois o que mais estava valendo era o retorno sobre o investimento.
Compreender o que é vital e
separar do desnecessário. É momento de colocar todos da equipe a favor dos
ventos que levam a nossa jangada aos melhores resultados – e até, talvez não
tão bons quanto no ano anterior. É hora de vestir a camisa e fazer parte, de
verdade, de verdadeiros processos de mudança revolucionária dentro das
organizações.
Colaboradores que não estão engajados
pedirão para desembarcar. Chefes desmotivados entregarão as suas coordenadas.
Empresas declinarão.
Somente sobreviverão aquelas que
conseguem a atuação incansável de seus líderes, por meio de processos
inovadores de liderança, fazer com que aqueles que permanecem ajudem e empenhem-se
na busca de uma nova situação, de um novo cliente, um novo mercado, um novo
resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário