domingo, 9 de janeiro de 2011

As funções dos comitês de trabalho na colaboração

Uma das formas pelas quais a administração e os trabalhadores tentam colaborar e encontrar meios pacíficos para obterem acordos é por meio dos comitês de administradores e trabalhadores. Tais comitês, normalmente formados durante as negociações dos contratos, são compostos por representantes de ambos os lados.

Sua intenção é explorar soluções flexíveis e criativas para problemas antigos fora do processo formal de negociação. Por exemplo, caso os gerentes desejem introduzir novas tecnologias de economia de trabalho e o sindicato queira preservar os empregos de seus associados, um comitê conjunto pode estabelecer planos para a reciclagem dos trabalhadores existentes que operem os novos equipamentos. Essas abordagens colaborativas beneficiam os dois lados.

Além disso, a atmosfera mais liberal dos comitês e a abordagem participativa para solução dos problemas podem levar ao aumento da confiança e da cooperação mútuas também em outras áreas.

Embora pareça simples, cada comitê quando estruturado dentro da empresa deve ter suas funcionalidades, objetivos, regras de trabalho definidas e documentadas para dar claro entendimento aos participantes do seu foco de trabalho. Esta necessidade se comprova principalmente pelo fato do comitê contar com a participação de membros de diferentes áreas, inclusive membros externos à organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário